Dias mãeores

um blog de mãe para recuperar o tempo perdido em dias sempre mais curtos que o desejado

segunda-feira, maio 23, 2005

à sombra



Sábado, dia de estranhos humores, céu nublado e humidade relativa insuportavelmente elevada, resolvemos cirandar pela cidade em busca de algo para ver.
Ver e percorrer, que isto de calcorrear passeios de nariz no ar é uma forma espantosa de conhecer que não queremos perder com o tempo e que há que cultivar com carinho e alguma dedicação.
Foi portanto um daqueles dias em que vagueámos sem destino certo até que a ideia se foi formando de mansinho e dirigindo os nossos passos para a Real Fábrica das Sedas.

Aqui, hoje Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, está uma exposição a não perder:
À sombra de Lourdes Castro.



A Lourdes Castro tem uma forma mágica de criar universos que fascina de tão simples. Capturando as sombras de objectos, pessoas, plantas e outras coisas do mundo comum constrói um outro mundo extraordinário, reconhecível e estranho em simultâneo.

Desenhando com cuidado as sombras projectadas, proporciona uma leitura dos objectos simultaneamente minuciosa e grosseira, na qual os recortes e detalhes marginais (porque situados na margem exterior de todas as sombras projectadas) surgem desenhados em toda a sua riqueza e pormenor, enquanto a restante área de sombra se fixa numa massa informe, plana e irreconhecível.



As silhuetas nas suas transparências, sobreposições e recortes parecem ganhar particularidades que os objectos originais, na sua tridimensionalidade, não deixavam ver.
As pessoas ganham contornos de um poesia impressionante.
E tudo, todos os traços, na sua simplicidade despojada, reduzidos à essencialidade das coisas, nos fazem sentir a memória daquilo que já não está.
Como se nestes gestos poéticos a artista capturasse a alma de tudo e a depositasse com um carinho inusitado nas folhas de papel.

Não deixem de passar por lá.

PS: As fotos das obras não são permitidas pelo que estas são uma homenagem pessoal às sombras da L.C.

1 Comments:

  • At 23 maio, 2005 21:08, Blogger kitty-san said…

    grande dica, obrigado, conheci o trabalho dela na Serralves há alguns anos e é realmente fantástico, aprecio muito o trabalho dela.

     

Enviar um comentário

<< Home