Dias mãeores

um blog de mãe para recuperar o tempo perdido em dias sempre mais curtos que o desejado

sexta-feira, setembro 22, 2006

Dia Europeu Sem Carros



De toda esta semana em que, como sempre, percorri a pé o trajecto que me separa a casa do trabalho, este foi o dia em que mais carros circulavam a alta velocidade, num autismo agressivo e perigoso, molhando peões insdiscriminadamente com as grandes poças de água recém formadas pela chuva intensa.
A conjugação de chuva+sexta feira+hora de ponta é aparentemente incompatível com peões+civismo+dia europeu sem carros e isto resulta numa pseudo-celebração vazia de significado porque totalmente destituída de realidade.

E é pena.

É pena que os poucos que resolveram caminhar hoje pelos passeios se tenham sentido ainda mais maltratados do que o costume, que o único (?!) ciclista que avistei durante todo o trajecto pedalasse sobre o passeio, que a única referência a um evento que deveria despertar as nossas consciências e fazer mexer os nossos pés fosse uma carta dos direitos dos peões distribuída num sinal de trânsito barulhento no meio da praça de Espanha.

Assim anda a nossa capacidade de mobilização: demasiado auto-mobilizada!!!

Será necessário decretar o óbvio?

"Qualquer peão tem o direito cívico de circular na via pública sem correr o risco de ser atropelado, de ver a sua integridade física ameaçada, de sofrer riscos derivados da poluição ambiental, de ver reduzida a sua capacidade de mobilidade e acessibilidade."
Carta de Direitos do Peões (excerto)

1 Comments:

  • At 16 setembro, 2008 22:01, Anonymous Anónimo said…

    em principio não lês um comentario tão atrás mas não resisto a perguntar-me...
    Será que este ano (2008) vai ser diferente?
    Tenho visto este Verão muito mais ciclistas do que nos anos anteriores. Eu própria vou tentar passar a ir uma a duas vezes por semana trabalhar de bicicleta...
    a ver vamos. Não resisti.
    Beijos mestre, até um dia...

     

Enviar um comentário

<< Home