Dias mãeores

um blog de mãe para recuperar o tempo perdido em dias sempre mais curtos que o desejado

segunda-feira, setembro 24, 2007

75 kilómetros em 3 dias!


passeio belém-trancão: por um corredor verde para Lisboa!

Durante estes últimos dois fins-de-semana as opções cicláveis na cidade de Lisboa foram tantas que o difícil foi escolher.
Chega a ser irritante esta concentração de actividades em torno das bicicletas que costuma ter lugar durante a semana da mobilidade por comparação com o completo deserto do resto do ano, sobretudo se pensarmos que os efeitos reais e práticos de tantos eventos ficam sempre muito aquém do desejável.

Ainda assim é interessante ver como a adesão se faz cada vez em maior número e verificar que alguns discursos e medidas começam a deixar transparecer uma maior preocupação com a mobilidade sustentável.

No passeio de reivindicação Belém-Trancão: um corredor verde para Lisboa éramos mil inscritos e mais uns quantos clandestinos. No Domingo, 16, na marginal não sei quantas pessoas em bicicleta haveria mas eram muitas e variadas nas idades, tipos de velocípede e ritmos.

Já no dia 22, Sábado, a falta de divulgação fez com que no centro de Lisboa apenas meia dúzia de pessoas celebrassem o dia europeu sem carros de bicicleta. Não consigo compreender o investimento em acções como esta que pecam no mais básico: divulgação e mobilização. è os suficiente para passar a mensagem errada e reforçar a ideia de excentricidade e o carácter de excepcionalidade em eventos que pretendem chamar a atenção para questões que afectam a quotidianeidade das cidades e exigem a participação de todos.


Apesar de tudo o balanço foi positivo, pelo menos para as nossas bicicletas que, em 2 fins-de-semana apenas, percorreram mais de 70 kilómetros puramente urbanos, proporcionando um contacto privilegiado com as ruas, os edifícios e a beleza magnífica de uma cidade que, afinal (digam o que disserem), está cheia de boas zonas para dar ao pedal.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

  • At 26 setembro, 2007 22:34, Blogger Pedro Veiga said…

    Pois está! Só que no dia normal de trabalho é uma cidade cheia de automóveis e de poluição. Existem ruas em que é difícil de respirar durante o dia.
    Menos automóveis, mais transportes públicos amigos do ambiente, mais passeios, mais árvores e mais bicicletas. Isto para que o nosso dia a dia se torne mais saudável.

     
  • At 22 setembro, 2008 11:38, Anonymous Anónimo said…

    Lisboa será alguma vez sustentável?
    Andam mais pessoas de bicicleta, mas são poucas. Transportes publicos estão melhores mas ainda há muito a fazer...
    Ontem pedalei 44 km, de Cascais a Santa Apolónia e depois regresso a Algés. Loucura!! Quase ninguem de Cascais à praia da Torre, de Oeiras a Caxias algumas pessoas e depois novamente pouquissima gente, mesmo no terreiro do paço...

     

Enviar um comentário

<< Home