Dias mãeores

um blog de mãe para recuperar o tempo perdido em dias sempre mais curtos que o desejado

quinta-feira, junho 25, 2009

Não perder!



Os DRK - Grupo de Teatro Fórum da Cova da Moura e Zambujal irá apresentar o espectáculo InTerEssse no Teatro da Comuna entre 2 e 12 de Julho.

InTerEsse é a terceira criação dos “DRK” – Grupo de Teatro Fórum da Cova da Moura e do Zambujal. Criado em 2006, o grupo é o resultado da intervenção do GTO LX no âmbito do projecto DiverCidade – iniciativa Equal. Ao longo de 3 anos, o GTO LX formou jovens moradores destes bairros na técnica do Teatro Fórum. Actualmente, o grupo encontra-se em avançado grau de autonomização, assumindo a responsabilidade pela criação, pelos ensaios e actuando como multiplicador da metodologia, dando formação para novos grupos.
O espectáculo InTerEsse estreou na Cova da Moura em Agosto de 2008. Desde esse momento já foi apresentado em diversas comunidades da zona de grande Lisboa e da Ilha de S. Miguel, Açores.
No princípio deste ano, o grupo delimitou os seus objectivos para 2009: Melhorar o espectáculo e apresentá-lo num “teatro a sério”. José Carlos Garcia aceitou o desafio de desenvolver o potencial artístico do grupo, reinventando InTerEsse. A apresentação no Teatro da Comuna é mais um passo no processo de autonomização e profissionalização do grupo que, uma vez mais, marca a diferença na vida cultural da cidade.


Para quem não sabe o GTO LX tem trabalhado sempre na aplicação das técnicas do teatro do Oprimido de Augusto Boal como forma de intervenção social. Nas peças desenvolvidas com as comunidades são os problemas vivenciados pela própria comunidade que são levados à cena numa tentativa de envolver o público no debate e busca de soluções para as questões colectivas que nos afectam enquanto cidadãos. É por isso uma experiência de cidadania criativa e eficiente que vale a pena conhecer!

Etiquetas: