Dias mãeores

um blog de mãe para recuperar o tempo perdido em dias sempre mais curtos que o desejado

quinta-feira, setembro 16, 2010

Finnhamn







Viajar pelos nortes tem destas coisas, viver dias e cores de Outono em pleno Agosto.
No arquipélago de Estocolmo visitámos Finnhamn, uma ilha pequena, bastante florestada, com pouco mais que uma pousada de juventude e uma quinta biológica.

Durante anos estas ilhas eram usadas para agricultura embora a camada de terra fértil seja reduzida e a sua espessura pouco dada a grandes safras, mas ao longo da segunda metade do século XX a tendência foi o abandono progressivo destas unidades rurais sazonais.
Actualmente existe uma Fundação que procura recuperar alguma dessa utilização agrícola subsidiando a recuperação de casas e quintas, e investindo na preservação do arquipélago e suas vivências naturais, culturais e económicas.
É o caso desta ilha cuja quinta (na verdade uma casota com meia dúzia de campos e algumas cabeças de gado) funciona até dezembro e depois retoma a actividade só na Primavera, recuperando de alguma forma a sua tradicional vivência agrícola de subsistência.

A viagem de barco pelo arquipélago merece post próprio.
Para mim, no meio da angústia mal disfarçada de deixar o A. com a avó durante tantos dias (uma semana! ai mãe galinha!) para ir de férias sem cadilhos (ai a culpa a insinuar-se!), este foi, surpreendentemente, um dia de tranquilidade e apaziguamento.
O verde da floresta e o passeio no meio das árvores, líquenes e arbustos, o cheiro a terra molhada, a visão de ilhas e ilhotas, água e embarcações, pássaros em movimento suave, tudo se conjugou de forma bonita e calmante.
A água e o horizonte costumam ter esse efeito apaziguante em mim.
A luz esbranquiçada, que dá um aspecto espesso e suave à tona da água ajuda a acentuar a sensação.
As imagens do caminho sinuoso entre as muitas ilhas aparecerão um dia destes, sem ordem nem cronologia como tem sido costume ultimamente.