Dias mãeores

um blog de mãe para recuperar o tempo perdido em dias sempre mais curtos que o desejado

terça-feira, fevereiro 22, 2011

música mecânica


Até 27 de Fevereiro o museu da música Casa Verdades de Faria alberga uma curiosa exposição de caixas de música e outros dispositivos de música mecânica (pianolas, realejos, etc.).
É uma exposição bonita porque os objectos só por si são esteticamente apelativos mas ganha sobretudo impacto se se escolher visitá-la às 11h00 ou às 15h00, horário em que, de Terça a Domingo, se tem direito a uma visita guiada com audição de algumas das peças expostas.
Aliás este seria na verdade o tipo de interactividade que se esperaria em qualquer museu da música, já que é impossível tomar contacto com este universo sonoro e melódico sem poder ouvir os instrumentos (habitualmente mudos e quedos dentro das vitrines). Como a regra infelizmente está longe de ser esta, fica aqui a referência a esta exposição em particular por proporcionar que os objectos ganhem novamente a vida e função para a qual foram concebidos e nós, visitantes possamos usufruir verdadeiramente deles sem comprometer a sua conservação nem preservação.

A visita deixa um pouco a desejar a nível pedagógico (sobretudo se pensarmos que se dirige um público familiar bastante numeroso e com crianças bastante pequenas, sobretudo ao Domingo de manhã) mas a possibilidade de ouvir as pequenas e grande máquinas e sistemas de produzir música vale só por si o tempo investido.

(atenção que os instrumentos tocados são diferentes consoante se vai no horário da manhã ou da tarde)

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home