Dias mãeores

um blog de mãe para recuperar o tempo perdido em dias sempre mais curtos que o desejado

terça-feira, outubro 25, 2011

MOTOFONIA


Motofonia é um solo poético para todas as infâncias que utiliza elementos naturais e objectos do quotidiano para desenhar uma viagem sonora e visual.

Assim começa a experiência, com uma promessa que se cumpre, palavra por palavra, num extraordinário espectáculo que vimos no dia 15 no CCB. A prova absoluta de que a música para crianças poderá ser de uma qualidade extraordinária e que nada pode igualar a quantidade de excelentes espectáculos a que tenho ido com o A. por desculpa (quase sempre para uma idade superior, como este que era para 6 anos).

Fazem-se coisas mesmo boas por esse país fora!
E o A, é um miúdo tão incrível nos seus 3 anos curiosos e fascinados, aguentando espectáculos de 50 min. em perfeita concentração e fascínio.

"Os sons contam histórias que não precisam de palavras. Levam-nos a sítios. Dentro de nós. Onde nunca antes estivemos. Não entendemos tudo. Não precisamos de entender tudo. Pressentimos uma harmonia. E partilhamos esse espaço de convergência. Encontramo-nos neste sítio que se chama agora. E talvez nunca nos voltemos a cruzar. Temos isto de comum. O estar.
Motofonia é um solo poético para todas as infâncias que utiliza elementos naturais e objectos do quotidiano para desenhar uma viagem sonora e visual.
Tenho desde sempre um fascínio pela transformação de objectos do quotidiano em instrumentos musicais, objectos sonoros, mecanismos que além de serem fontes geradoras de som funcionem também enquanto engenhos cénicos comunicantes pelo seu lado visual e simbólico.
Através de um loop sampler gravo, reproduzo e sobreponho em tempo real qualquer som, criando paisagens sonoras, construções rítmicas, coros ou mesmo diversas camadas de “silêncio”…
Interessam-me as histórias dos objectos e as viagens pelas quais eles nos podem levar.
Interessam-me as viagens e os espaços pelos quais elas nos podem levar.
Interessam-me os espaços e as imagens pelas quais eles nos podem levar.
Interessa-me deixar-me levar."

Fernando Mota | Creation and Interpretation | Concepção e Interpretação

Etiquetas:

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home