Dias mãeores

um blog de mãe para recuperar o tempo perdido em dias sempre mais curtos que o desejado

segunda-feira, agosto 22, 2011

idade filosófica



Mãe, quando eu ainda não existia onde é que eu estava?

(o nível das perguntas está a dificultar cada vez mais a capacidade materna de encontrar respostas! E por isso a pergunta volta eternamente, consciente como está de que eu ainda não lhe consegui encontrar nenhuma resposta minimamente satisfatória. Sugestões?)

Etiquetas:

2 Comments:

  • At 23 agosto, 2011 11:04, Anonymous cientista de trazer por casa said…

    Ora essa é simples! Estavas no catálogo das crianças que irão nascer. Depois os teus pais ao fazerem um batido genético, sem o saberem estavam a seleccionar-te no catálogo. Já vinham lá algumas predisposições da tua parte, como birras, amoroso, questionador, brincalhão, músico, etc. Assim quando cá chegaste, os teus pais só precisam de te estimular e educar e mimar. O segredo é mesmo o catálogo. E esse é criado pelas estrelas que contêm todos os ingredientes. Estes todos juntinhos com muita energia generam a vida.
    Ah, pois é, foi assim (dizem os cientistas) que o nosso universo apareceu, com um big bang!!!

     
  • At 26 fevereiro, 2012 17:44, Anonymous Rita Pedro said…

    O mais importante não é responder à pergunta do André, mas sim ele sentir que confias na sua capacidade dele encontrar uma reposta por si próprio. Essa confiança passa pelo diálogo, por escutares a sua pergunta (isso já está)e por não ter o receio de não saber responder! Por acaso as respostas existem antes das perguntas serem colocadas? Se a pergunta for uma verdadeira questão ela não aponta para uma reposta, mas sim para uma procura do sentido. A pergunta foi lançada quer dizer que a iniciou se a procura dum sentido. Esse sentido será novo, surpreendente. Ele irá surpreender o próprio André quando o encontrar.
    Quantas vezes os adultos respondem às interrogações das crianças e estas não ficam satisfeitas? É que o sentido não é uma causa qualquer.Ele deve ser fabricado, criado, inventado pela criança.
    Num conto Africano, o filho pergunta ao pai quem é o mais velho da tribo e depois quem é o mais velho dos antepassados e depois quem é o mais velho de todos os seres, pergunta pela nossa origem. O pai que era um sábio responde lhe dizendo lhe para ele ir perguntar às outras crianças. OU seja ele confia na capacidade das crianças descobrirem as suas repostas, nas suas ideias, no seu pensamento.
    Gosto desta ideia das crianças encontrarem respostas em conjunto e entre si. A interacção que ele tem contigo é que importa neste momento! Para já tem te a ti para descobrir! Fantástico!

     

Enviar um comentário

<< Home