Dias mãeores

um blog de mãe para recuperar o tempo perdido em dias sempre mais curtos que o desejado

segunda-feira, setembro 05, 2011

chau mim de lulas





1 embalagem de lulas congeladas (limpas)
12 cogumelos
1 molhinho de bróculos
massa chinesa com ovo (chau mim)
gengibre
3 dentes de alho
óleo vegetal
shoyo
planta

Arranjar as lulas depois de descongeladas cortando-as em pedaços pequenos (quadrados de + - 2 cm) e cortar as pernas ao meio. Depois realizar pequenos cortes longitudinais nas lulas de forma criar uma espécie de rede (atenção os cortes são leves de forma a não romper a lula, destinam-se a facilitar a cozedura e a dar um efeito estético quando estas começam a enrolar).
Reservar

Separar os bróculos em raminhos pequenos e reservar.

Laminar os cogumelos e reservar.

Aquecer o wok com 1 colher de óleo, gengibre e um dente de alho finamente ralados. Deixar alourar o alho e o gengibre e de seguida saltear rapidamente os cogumelos juntando um pouquinho de shoyo e planta (uma noz) para dar sabor e brilho.
Retirar do lume e reservar.

Entretanto colocar água a ferver e escaldar os bróculos durante 2 minutos e de seguida passá-los por água fria para manterem a textura firme e o verde intenso. Reservar.

Aproveitar a restante água a ferver para cozer a massa (seguir as instruções da embalagem: neste caso - colocar a massa em água a ferver, deixar voltar a levantar fervura, retirar imediatamente do lume, deixar repousar 4 minutos e depois mexer e escorrer).
Reservar a massa escorrida.

De seguida voltar a aquecer o wok com 2 colheres de óleo, gengibre e dois dentes de alho, tudo finamente ralado. Deixar alourar o alho e o gengibre e juntar as lulas e shoyo. Deixar saltear mexendo sempre até estas terem mudado de cor e terem começado a enrolar (cerca de 2 minutos). Juntar seguidamente às lulas os cogumelos e os bróculos e rectificar tempero (shoyo) e juntar uma noz de planta.
Saltear durante 2 a 3 minutos e juntar a massa.
Envolver bem, rectificar últimos temperos e servir.

Atenção:
como em toda a comida oriental é essencial ter todos os ingredientes previamente preparados porque os tempos de cozedura são ínfimos.
A receita, embora inspirada em livros, é inventada pelo que as medidas e tempos requerem algum desconto (eu pelo sim pelo não vou provando tudo à medida que faço!).

Mesmo sendo suspeita, só posso garantir que ficou muito bom e toda a família comeu satisfeita!

Etiquetas:

1 Comments:

  • At 05 setembro, 2011 11:41, Anonymous oooooooohhhhhh :-( said…

    txiiiiiiiiiii.... :-( o que eu perdi... fica para uma próxima... :-(((

     

Enviar um comentário

<< Home