Dias mãeores

um blog de mãe para recuperar o tempo perdido em dias sempre mais curtos que o desejado

segunda-feira, março 30, 2009

Projecto Intervir - Heróis e Vilões



Um projecto de intervenção social e artística desenvolvido pelo Centro de Arte Moderna e o CESIS - Centro de Estudos para a Intervenção Social durante um ano, com 12 jovens do bairro do Zambujal, um bairro social na periferia de Lisboa.

No dia 31 de Março, às 18h00, no Centro de Arte Moderna apresentação do projecto, projecção de um documentário realizado pelos jovens e inauguração da exposição de auto-retratos realizados também por eles.
Não percam.

quinta-feira, março 26, 2009

Zoom in





olaias em flor na tapada da Ajuda.
Obrigada

terça-feira, março 24, 2009

The crying light


antony and the johnsons

Mais um álbum para ouvir com um nó no peito e sofrer baixinho de alma encolhida e enroscada num prazer meio masoquista.
Aconselhável apenas para dias de sol, nos outros a tristeza pode ser demasiado contagiante.

domingo, março 22, 2009

Primavera



Ultimamente os meus olhos são capazes de maior poesia do que as minhas mãos sabem desenhar sobre o teclado.

quinta-feira, março 19, 2009

9 meses

Etiquetas:

terça-feira, março 17, 2009

pequenos passeios II




luz metálica no calor das horas

domingo, março 15, 2009

depois da sesta


Etiquetas:

sábado, março 14, 2009

poesia mural



sexta-feira, março 13, 2009

FPM





O tricot tem para mim, já o disse aqui, esse duplo condão de me apaziguar enquanto actividade meditativa e de me preencher enquanto actividade geradora de coisas que se vêem, saem das mãos e se tornam matéria palpável dada à luz na síntese dos movimentos repetidos e ritmados do tic tic das agulhas.

Sinto sempre que há algo de quase mágico na capacidade de gerar matéria a partir das nossas mãos e vivi durante muito tempo a frustração de sentir que das minhas nascia muito menos do que aquilo que a minha mente projectava e ansiava por pura incapacidade técnica.
Na realidade isso não mudou porque o jeito e a competência manual continuam a não ser coisas que me definam. O que de facto se alterou foi a vontade de vencer as limitações e concretizar as ideias que me povoam e que agora têm um destinatário concreto e inspirador.

Talvez por isso os serões estiquem em camisolas, casacos e gorros com um prazer que enche de satisfação e paz interior, e a marca FPM (feito pela mãe 2009) vá crescendo e fazendo colecção.
Convenhamos que o modelo ajuda muito!

a lã é a NORO 052. o feitio é inventado.

Etiquetas:

quinta-feira, março 12, 2009

pequenos passeios




bueiros

o prazer de ver o óbvio com olhos poéticos.

quarta-feira, março 11, 2009

paixões soalheiras



Sei que nem o movimento, nem a novidade, nem sequer a originalidade têm caracterizado este blogue. A permanente divisão entre as múltiplas tarefas diárias, agora somadas ao regresso ao trabalho não me tiram só o tempo mas, sobretudo, a inspiração.

A maternidade é, neste momento, a área mais criativa dos meus dias. E tem sido bom redescobrir-me neste outro registo, sentir que a criatividade me assalta nas múltiplas ideias que nascem para este filho que cresce tão rapidamente e não cessa de me abismar com a sua pura existência.
Estar apaixonado é das coisas mais bonitas que existem.
E nesta paixão as horas dos dias que se fazem maiores passam-se longe deste écrã virtual, sempre que possível ao sol, num qualquer recanto com alguma coisa de verde.
Desculpem.

Etiquetas: