Dias mãeores

um blog de mãe para recuperar o tempo perdido em dias sempre mais curtos que o desejado

sexta-feira, abril 29, 2011

disparates artísticos


Foi sem dúvida o desenho mais bonito e colorido que já fez até hoje, mas foi também um dos disparates que mais trabalho deu a limpar. Então não é que ao catraio lhe deu para se pôr a desenhar no chão de madeira do quarto?!
E ainda por cima não só desenhou muito como escolheu fazê-lo com grande convicção, em riscos largos e firmes, dificultando ainda mais a tarefa da limpeza.
Preguiçoso como é para desenhar, só mesmo transformando o acto criativo num disparate não permitido é que o rapaz seria capaz de se compenetrar desta forma!

Estou convencida que para além da natural propensão para a asneira, o A. se inspirou num dos episódios de "As coisas lá de casa" (uma das mais recentes aquisições de desenhos animados cá de casa e um sucesso sem precedentes). É demasiado suspeita esta arrumação tão direitinha dos lápis de cera ao lado do desenho! (faz mesmo lembrar o episódio do lápis e da borracha... pena não o conseguir reproduzir aqui para comparação!)

Mais informação sobre esta série de animação em plasticina aqui
É difícil de arranjar mas está actualmente à venda no museu da Marioneta e recomenda-se vivamente.

Etiquetas:

quinta-feira, abril 28, 2011

arte na paisagem

quarta-feira, abril 27, 2011

Quinta do Pisão






Um espaço bonito que nos permitiu um passeio cheio de boas surpresas. Pena apenas os caminhos estarem tão mal assinalados, o que com duas crianças pequenas se tornou um bocadinho mais complicado e cansativo, fazendo-nos andar alguns quilómetros extra de crias ao colo (que ainda assim se aguentaram valentemente a caminhar horas pelo próprio pé).
Mas no balanço do dia e do passeio estes percalços não perturbaram verdadeiramente a sensação boa de caminhar no campo, de encher os olhos de verde, amarelo e roxo (as bonitas cores da primavera nos prados), de sentir o esforço e o balanço do corpo (sensação boa de que estamos vivos), e esquecer por instantes que ali tão perto há selvas de betão e interesses imobiliários a querer engolir tudo e todos (serra incluída se a isso se não puser travão).

Um espaço a conhecer melhor e a revisitar muitas vezes.
E o campo aqui tão perto.

Etiquetas:

segunda-feira, abril 25, 2011

um cravo na mochila






E um passeio libertador, por campos floridos, a lembrar o prazer das pequenas coisas, da boa companhia, do movimento dos pés no caminho.

25 de Abril agora e sempre!
(para celebrar as muitas e múltiplas formas que a liberdade pode tomar!)

Obrigada A. pela inspiração.

Etiquetas:

cenouras e courgettes em vez de cravos



E eis que às cenouras se juntaram 2 pés de courgette (obrigada Bé).
A ver se um destes dias temos sopa de produção caseira!

(sim, eu sei,a horta não está assim com muito boa pinta mas foi o que se conseguiu depois da criatura pequena - nas minhas costas, claro está - ter andado a remexer a terra logo depois de eu ter lançado as sementes em carreirinhos bem alinhados! Além disso não gosto muito desta coisa do desbaste, pois isto de decidir que plantas sobrevivem e quais morrem logo à nascença parece-me demasiado hitleriano e custa-me muito!)

Etiquetas:

sábado, abril 23, 2011

...!?...





Juro que começou por ser um ajudante de cozinha perfeitamente normal e que durante cerca de 20 minutos ajudou a lavar, de forma compenetrada e ordeira, os legumes todos da sopa. Mas depois algum vento de loucura soprou na cozinha e o resultado está à vista! (temos provavelmente de tapar as frestas!)

Etiquetas:

quinta-feira, abril 21, 2011

Ramo de Páscoa





Não sabia sequer que existiam.
Provavelmente foi uma invenção criada para o turista lisboeta mas a verdade é que não resisti a este pequeno bouquet de cheiros, vendido por uma velha sem idade, vestida de negro, lenço na cabeça, cesta de vime cheia de verde e roxo numa esquina do Camões, a lembrar-me os ramos da espiga, os cheiros do mato e a acender-me no peito tantas, mas tantas saudades doridas da minha avó Paíso.
Acho que nem pensei muito, um euro pareceu-me uma bagatela por tantas memórias felizes de infância (e algumas lágrimas disfarçadas ao canto do olho).

Etiquetas: ,

quarta-feira, abril 20, 2011

Lisboa poética





Não consigo entender porque terão sido banidos os estendais das novas arquitecturas. Há um encanto especial no apontamento de cor e poesia que trazem aos edifícios. Lisboa não seria a mesma sem eles.

Etiquetas:

segunda-feira, abril 18, 2011

saídas airosas ao jantar


Pai. então quem és tu?
A.: Nada.
Pai: então ó menino nada abre-me lá essa boca!
A.: Não posso, eu não sou nada!

Etiquetas:

sexta-feira, abril 15, 2011

manifesto

domingo, abril 10, 2011

museu divertido





Os Domingos de manhã podem ser surpreendentes. Há criaturas terríveis que saltam das telas!

Etiquetas:

sexta-feira, abril 08, 2011

25 desejos



Esta imagem pertence a um projecto de intervenção artística e social em que me encontro actualmente envolvida como coordenadora e como educadora e fez parte de uma acção chamada: 25 desejos para 25 pontos no coração da cidade!
Inspirador, não?
Em breve contarei mais coisas e partilharei mais imagens!

Etiquetas:

quinta-feira, abril 07, 2011

sementeira


com direito a letreiro e tudo, sim porque nunca se sabe que coelhos esfomeados possam haver numa mini varanda num quarto andar e nós não queremos que aconteça nada à nossa linda sementeira de cenourinhas.

Etiquetas:

terça-feira, abril 05, 2011

o campo possível



Desde que somos amigos do jardim Zoológico, e por isso temos um live-trânsito anual, que a pequena quinta pedagógica se tornou o nosso espaço de contacto com um pouco de campo no meio da cidade. É aqui que o A. vai aprendendo a não ter medo dos bichos, a saber como crescem os legumes e a conhecer ao vivo os animais que costumam viver numa quinta.

Depois de um fim-de-semana esgotante em que o trabalho ocupou todo o meu tempo, soube bem passar um dia de mãe e uma vez mais fazer uma visita à bicharada nossa vizinha.

Quer dizer na verdade a uma bicharada selectiva: a esta bicharada mais doméstica, às personagens do Madagáscar, aos leões marinhos e sobretudo aos golfinhos, a grande paixão do catraio (e razão suficiente para um post próprio sobretudo se vos disser que devemos ter visto o espectáculo umas 30 vezes! que sabemos o nome de todos os treinadores e tratadores, dos golfinhos e dos leões marinhos, que nos tornámos amigos do tratador principal, que já visitámos as instalações todas e, acima de tudo, que tivemos de descobrir toda a banda sonora na net porque fazemos espectáculos diários em casa!!!)

Etiquetas:

sexta-feira, abril 01, 2011

...suspiro...


e eu a sonhar acordada

Etiquetas: ,